Início património fonte de nossa senhora de aires

Abrir Lista
Aguiar   Alcáçovas   Viana do Alentejo Geral

DATA
1640

FOTOGRAFIA
Fonte de Nossa Senhora de Aires
Joaquim Filipe Bacalas - 2017

TEXTO
Fátima Farrica - 2015

Links relacionados
+

Fonte de Nossa Senhora de Aires



Situada nas imediações do santuário de Nossa Senhora de Aires existe uma fonte que se associa a uma das intervenções da Senhora em benefício dos vianenses. 
Segundo informação veiculada por Fr. Francisco de Oliveira, estávamos em 1639 quando se vivia uma intensa seca que fez extinguir as fontes e os poços da vila. Todavia, quando a ermitã do santuário e seu marido cavaram nas proximidades da igreja brotou água do solo, no sítio onde se fez depois a fonte, concluída a 12 de Maio de 1640. Segundo o mesmo autor a água que jorra na fonte é proveniente de um antigo aqueduto romano localizado nas traseiras da ermida do Senhor Jesus do Cruzeiro. 
A fonte possui espaldar rectangular simples, rasgado por friso saliente, sobre o qual assenta frontão triangular com pináculos em alvenaria e que integra uma lápide de mármore evocativa da Restauração da Independência de Portugal e um soneto composto, em 1640, pelo Dr. Domingos Coelho Reidono, natural de Viana, desembargador da Casa da Suplicação de Lisboa, que foi provedor da Misericórdia da vila. Tem anexado um vasto tanque-bebedouro em forma triangular e é adornada por três carrancas antropomórficas de onde jorra a água que ao longo de séculos saciou homens e os animais. 

Protecção: Incluída na zona de protecção do santuário de Nossa Senhora de Aires.

REFERÊNCIAS 
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal: Distrito de Évora: Concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, 1978,Tomo IX, Vol. 1.
PÁSCOA, Marta Cristina, Fr. Francisco de Oliveira – a escrita da História Regional e Local no século XVIII, vol. II, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002 (Tese de Mestrado policopiada)
SEIXAS, Raquel, O Santuário de Nossa de Aires: arquitectura e devoção (1743-1792), Lisboa, Universidade Nova, 2013 (Tese de Mestrado policopiada).
http://www.monumentos.pt

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017