Início notícias santa casa da misericórdia de alcáçovas promove projeto de salvaguarda e divulgação do seu arquivo histórico

Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas promove projeto de salvaguarda e divulgação do seu arquivo histórico



Está a decorrer na Misericórdia de Alcáçovas o projeto O sistema de informação da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas: conservar e difundir, da autoria da Dr.ª Fátima Farrica, historiadora e arquivista, investigadora do CIDEHUS-Universidade de Évora. 
Este projeto foi um dos vencedores do concurso de 2016, da Fundação Calouste Gulbenkian, para Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais e tem como objetivos a organização, a inventariação e o acondicionamento do arquivo. Após a sua conclusão a descrição documental do acervo será também disponibilizada online, na base de dados FUNDIS – Fundos Documentais de Instituições do Sul de Portugal, acessível no site do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ) em fundis.cidehus.uevora.pt. 
Com documentação produzida entre os séculos XVI e XX, este acervo é imprescindível para a história da instituição, mas também para a história de Alcáçovas e, em vários aspetos, das localidades vizinhas, sendo – que se conheça de momento – o conjunto documental com valor histórico e cultural de maior dimensão existente na localidade. Todavia, até ao momento, não estava organizado e inventariado de modo a permitir a consulta pelos investigadores, circunstância que ficará superada após esta intervenção.
Coordenado pela Dr.ª Fátima Farrica, o projeto está a ser executado pelo Dr. Luís Falardo Santos, Licenciado em Ciências da Informação e da Documentação, e estará concluído no segundo semestre de 2017. A Misericórdia espera, com esta ação, promover o conhecimento cientifico sobre a relevante história e o rico património de Alcáçovas. 

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017