Início património capela de nossa senhora da graça (na quinta de santa maria/quinta do duque)

Abrir Lista
Aguiar   Alcáçovas   Viana do Alentejo Geral

DATA
Séculos XV-XX

TEXTO
Fátima Farrica - 2015

Links relacionados
+

Capela de Nossa Senhora da Graça (na Quinta de Santa Maria/Quinta do Duque)


A capela, integrada na herdade da Quinta de Santa Maria ou da Quinta do Duque (por ter pertencido aos duques do Cadaval), é dedicada a Nossa Senhora da Graça porque a propriedade pertenceu à albergaria de Santa Maria ou de Nossa Senhora da Graça, desde o século XV, em cuja sede também foi edificada uma igreja da mesma invocação religiosa.  
É estrutura original do século XVII, mas terá sido precedida de um edifício quinhentista, posteriormente convertido em sacristia.
A capela está antecedida por alpendre suportado por três colunas de pedra, toscanas, sendo uma das quais acrescentada por fragmento de fuste torso com ornamentos de estilo Manuelino. Nele se encontram bancos, de construção recente, forrados de azulejaria seiscentista, adquirida em antiquários, e uma cruz também em azulejaria. A capela tem portal de pedra e nave quadrangular, coberta por abóbada de nervuras irregulares e com silhares de azulejos nos quatro alçados. Estes, em azul e branco, do período de D. João V, constituem oito painéis que representam cenas historiadas de monges e eremitas do deserto, mas só foram colocados na década de sessenta do século XX, sendo oriundos de local desconhecido. 
A capela-mor é antecedida por portal adintelado em granito. Tem planta rectangular e é coberta por abóbada de meio-canhão com caixotões em relevo com grande flor em estuque no centro. Os alçados estão totalmente revestidos por azulejaria polícroma, tal como o frontal de altar forrado de azulejos típicos de meados do século XVII. O retábulo-mor é de talha dourada de estilo Barroco. A imagem titular, em terracota, é Nossa Senhora da Graça e foi feita em 1773 por um frade do convento de São Francisco de Viana. 
A sacristia é de planta quadrada, coberta por cúpula de meia-laranja e revestida de azulejos.
Possui campanário em alvenaria ornamentado. 

REFERÊNCIAS
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal: Distrito de Évora: Concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, 1978,Tomo IX, Vol. 1.
http://rotadofresco.inwebonline.net

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017