Início património busto de antónio isidoro de sousa

Abrir Lista
Aguiar   Alcáçovas   Viana do Alentejo Geral

DATA
1940

FOTOGRAFIA
Busto de António Isidoro de Sousa
Joaquim Filipe Bacalas - 2010

TEXTO
Fátima Farrica - 2015

Busto de António Isidoro de Sousa



Colocado no centro da praça da República, é um monumento de homenagem, feito por subscrição pública, a António Isidoro de Sousa, médico veterinário, natural de Viana e activo benemérito do concelho, onde chegou a ser presidente da câmara em 1898. Consiste num busto de bronze, fundido por O. Dias, cuja matriz foi um molde em barro do rosto de Isidoro de Sousa realizado, no momento da sua morte, por José Albino Dias, professor e pintor da Escola Industrial Médico Sousa, natural de Coimbra. O busto assenta em plinto de mármore desenhado pelo arquitecto vianense Bernardino Luís Coelho, que também foi o responsável pela traça do Cineteatro Vianense. 
António Isidoro de Sousa destacou-se na época em que viveu quer pela cultura literária que possuía, por comparação com a generalidade da população, na maioria analfabeta, quer pela acção desenvolvida em prol da localidade em diversos domínios quer económicos, quer políticos, passando também pelo apoio social. 
O monumento foi inaugurado a 28 de Abril de 1940 com a presença do irmão do homenageado, Eng. José Fernando de Sousa, numa apropriação da sua figura pelo Estado Novo em fase de implantação do corporativismo agrícola. 

REFERÊNCIAS
BAIÃO, Francisco, “Efemérides. 1914-2014-centenário da morte de António Isidoro de Sousa”, Boletim Municipal do Município de Viana do Alentejo, nº84, Dezembro de 2014, p. 27.
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal: Distrito de Évora: Concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, 1978,Tomo IX, Vol. 1.
SOUSA, João Manuel Santana de, História da Primeira Adega Social Portuguesa, Viana do Alentejo, Câmara Municipal, 1993.

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017