Início cronologias cronologia geral da história da humanidade

Abrir Lista
Aguiar   Alcáçovas   Viana do Alentejo Geral

AUTOR
Fátima Farrica - 2017

Cronologia Geral da História da Humanidade


Eras

Subdivisões

Evento que marca
o início de cada Era

Pré-História 
(das origens do homem até c. 3000 a c. 4000 a.C.)

Idade da Pedra

Paleolítico

Origem da espécie humana

Mesolítico

Neolítico

Idade dos Metais

Idade do Cobre ou Calcolítico

Idade do Bronze

Idade do Ferro

Idade Antiga/Antiguidade
(de c. 3000 a c. 4000 a.C. a 476)

 

Invenção da escrita
(c. 3000 a c. 4000 a.C.)

Idade Média/Época Medieval
(de 476 a 1453)

Alta Idade Média (séculos V-X)

Queda do Império Romano
do Ocidente
(476)

Baixa Idade Média (séculos XI-XV)

Idade/Época Moderna
(de 1453 a 1789)

 

Queda do Império Romano do Oriente
(1453)

Idade/Época Contemporânea
(de 1789 à atualidade)

 

Revolução Francesa
(1789)


Definição de conceitos cronológicos complementares

Megalítico
– Designa o período pré-histórico que em Portugal se iniciou cerca de 3.000 anos a.C., caracterizado pelo aparecimento de um tipo de arquitetura que tem como exemplos a anta e o menir. O termo deriva do grego mega (grande) e lithos, pedra.

Proto-História – Foi o período do desenvolvimento da humanidade entre a Pré-História e a História, que precede o surgimento da escrita, mas que nos é permitido conhecer por ser descrito em algumas das primeiras fontes escritas. Praticamente coincide com a Idade dos Metais.  A atividade humana inicial foi a predatória (no Paleolítico), passando depois para a subsistência agrícola (no Neolítico). A proto-história denomina a época de transição que se seguiu, quando as sociedades agrárias reuniram os primeiros elementos para a posterior aplicação da escrita. A sua principal característica foi a substituição da tecnologia da pedra pela do metal. 

Período Romano – Teve início no ano de 218 a.C., na sequência da guerra prolongada que Roma manteve com a cidade norte africana de Cartago. A colonização romana foi muito lenta nos seus tempos iniciais, sendo, de uma forma geral, bem aceite pelos povos autóctones. Durou até ao século V d.C., quando as chamadas Invasões Bárbaras puseram fim ao Império Romano do Ocidente e deram origem à Idade Média.

Período Islâmico – Teve início, na Península Ibérica, no ano de 711 d.C. quando os muçulmanos entraram por Gibraltar e, em muito pouco tempo, ocuparam grande parte do reino Visigótico. No território que hoje é Portugal o Período Islâmico decorreu até à primeira metade do século XIII, terminando com a conquista do Algarve por D. Afonso III em 1249. Na vizinha Espanha o reino muçulmano de Granada manteve-se até 1492.

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017