Início património ermida de s. sebastião ou de são francisco

TEXTO 

Fátima Farrica - 2021

Ermida de S. Sebastião ou de São Francisco


Esta ermida já existia em 1537, mas desconhece-se a data da sua fundação e o seu encomendante.

No século XVIII serviu de sede para a irmandade da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, depois desta ter saído da Matriz. A confraria foi extinta em 1880, mas a igreja continuou a ser conhecida por esta última invocação. 

No edifício passou a funcionar, a partir de 1890, uma escola do sexo masculino. Depois de ter sido profanada durante décadas a ermida foi reaberta em 1970.

Os restauros de que foi alvo na segunda metade do século XVIII e em 1969 alteraram a aparência do edifício e causaram o desaparecimento da sua ornamentação exterior, tendo hoje uma fachada muito simples onde se destaca apenas a empena triangular.

Todavia, o interior é constituído por quatro espaços diferentes com alguns elementos artísticos de interesse: eso-nártex, nave, capela-mor e sacristia. 
O eso-nártex tem planta quadrangular, com cobertura de cúpula octogonal, decorada com pintura mural sobre o friso e ao centro. Nele existe uma pia de mármore.

A nave, de planta retangular, é coberta por abóbada de meio canhão e está decorada com esgrafitos de padrão do tipo "Cruz de Santo André", em caixotões quadrangulares.

Antecedida por arco-triunfal, a capela-mor apresenta planta quadrada e tem abóbada e paredes caiadas de branco, sem ornamentação. Mas sobre o arco-mestre há um óculo envolto em laçaria.

Na sacristia encontra-se um lavabo de mármore.

REFERÊNCIAS:
ALCÂNTARA, Joaquim Pedro de, Breves Memórias da Villa das Alcáçovas, Évora, Minerva Eborense, 1890.
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Évora. Concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, Lisboa, Academia Nacional de Belas Artes, Tomo IX, Vol. 1, 1978.
https://rotadofresco.inwebonline.net/
 

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017