Início instituições sociedade união alcaçovense

Abrir Lista
Aguiar   Alcáçovas   Viana do Alentejo Geral

TEXTO
Josélia Bruno - 2020

Sociedade União Alcaçovense


A Sociedade União Alcaçovense foi fundada a 20 de Janeiro de 1885. O padre Reitor Joaquim Pedro de Alcântara foi sócio fundador e membro da Direção desta coletividade. Os Estatutos da Sociedade União Alcaçovense foram aprovados através do alvará número 54, a 18 de julho desse ano, pelo Governador Civil de Évora. Posteriormente foram alterados e aprovados a 23 de Maio de 1957.

Esta coletividade tinha como finalidade proporcionar aos seus associados e às suas famílias divertimentos e meios instrutivos: a instrução dos sócios pela leitura; cooperar na ação beneficente local; a criação de uma biblioteca de livros escrupulosamente escolhidos para instruir os sócios; promover excursões, festivais, concertos musicais, bailes, espetáculos e outro qualquer divertimento, fora, ou dentro da sede. De acordo com os Estatutos era constituída, inicialmente, por três tipos de sócios: os executantes, os contribuintes e os honorários.

A 30 de Julho de 1996, no Cartório Notarial de Montemor-o-Novo ocorreu uma nova mudança de estatutos, com uma alteração da classificação dos associados: os efetivos; os de mérito; os beneméritos e os honorários.

No mesmo ano da fundação da Sociedade, surgiu a Banda União Alcaçovense, uma junção de duas bandas já existentes: a primeira, fundada em
1850 pela família dos Cabrais, popularmente denominada de “Os Nalgueiros”; e os “Pés Frescos”, que surgiu em 1855. Em 1983 a Sociedade União Alcaçovense realizou o seu I Encontro de Bandas Civis. Esta iniciativa reuniu cerca de 10 Bandas e mais de 400 músicos. E já a 13 de janeiro de 2009, a Banda da Sociedade União Alcaçovense foi Galardoada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo com a Medalha de Honra do Município.

Paralelamente, e também em 1885, despontava o Grupo Cénico da Sociedade Alcaçovense. Entre 1940 e 1960 existiram várias representações periódicas, ao que se seguiu uma interrupção até aos anos 70. Em Julho de 1971 o grupo foi  reativado com a representação da peça “A Promessa” de Bernardo Santareno.

No ano de 2007 a Sociedade União Alcaçovense concluiu as obras de remodelação e ampliação da parte do bar, gabinete, sala de ensaio e de aprendizagem. Com uma diversidade de atividades, para além da Banda e do Grupo Cénico, entre 2008 e 2011 esta coletividade dispunha de danças de salão, ténis de mesa e tiro desportivo.

Atualmente a Banda e o Grupo Cénico são os dois grandes pilares da Sociedade União Alcaçovense.

REFERÊNCIAS:
Arquivo Histórico Municipal de Viana do Alentejo, Fundo da Sociedade União Alcaçovense, SR: 001-Aprovação de Estatutos.
Diário da República – III Série, N. 230, 3-10-1996.
ALCÂNTARA, Joaquim Pedro de, Breves Memorias da Villa das Alcaçovas, Évora, Minerva Eborense, 2005.
FARRICA, Fátima, Inventário do Arquivo Histórico Municipal de Viana do Alentejo, Viana do Alentejo, Câmara Municipal de Viana do Alentejo, novembro de 2005.
http://cenicoamadoralcacovas.blogspot.com/
http://www.bandasfilarmonicas.com/cpt_bandas/sociedade-uniao-alcacovense/
 

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017