Início personalidades joana da gama

TEXT
Fátima Farrica - 2021
 

Joana da Gama


Joana da Gama, terá nascido por volta de 1520 em Viana, filha de Manuel Casco e de Filipa da Gama.

Fundou em Évora o recolhimento do Salvador do Mundo que deu origem, mais tarde e noutro local, ao convento do Salvador.

É uma figura de destaque porque lhe é atribuída uma obra da literatura que a coloca como elemento promotor da condição feminina em Portugal na época. Embora tivesse publicado sob a cobertura do anonimato, é a primeira mulher com obra original em língua portuguesa de que há conhecimento.

Os seus Ditos da Freyra. Ditos diuersos feytos por huma freyra da Terceyra Regra nos quaes se cõtem sentemças muy motaueys & auisos nacessarios, foram publicados, segundo se crê, em 1555. Saiu uma segunda edição ainda no século XVI, expurgada, porém, dos textos em verso. 

Faleceu a 21 de setembro de 1586. 

REFERÊNCIAS:
 
MACHADO, Diogo Barbosa, Biblioteca Lusitana, critica e cronologica na qual se comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compuserão desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo prezente, Lisboa, na oficina de Inácio Rodrigues, 1747, Tomo II.SANTOS, Maria Teresa Gonçalves dos, “Joana da Gama”, Ciclo Mulheres Notáveis em Évora: http://patrimonios.blog.com/2006/06/07/ciclo-mulheres-notaveis-em-evora-joana-da-gama/ [consultado a 10 de Março de 2016].

 

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017