Início instituições sociedade vianense

Abrir Lista
Aguiar   Alcáçovas   Viana do Alentejo Geral

DATA
Desde 1838

FOTOGRAFIA
Sociedade Vianense
Joaquim Filipe Bacalas - 2016

TEXTO
Fátima Farrica - 2015

Sociedade Vianense


 
 
Possuiu durante décadas um pequeno teatro do tipo “à italiana”, construído em 1843, com uma lotação de cerca de 200 lugares sentados. No mesmo espaço funcionava o Cineteatro Vianense, antecessor do actual, que, nos princípios do século XX, exibia regularmente as películas mudas que se produziam no estrangeiro. As récitas e os teatros eram frequentes – alguns a favor do hospital da Misericórdia – sendo pretexto para que os filhos da burguesia pudessem conviver. A associação recreativa possuiu uma banda, a Filarmónica Vianense, que entre os fins do século XIX e os princípios do XX disputava a oportunidade de marcar presença nas procissões e festividades com uma fanfarra concorrente e que acabou por ser dissolvida devido a divergências entre os músicos e a direcção.

Fundada em 1838 pela burguesia liberal, como clube recreativo e teatro, é uma das colectividades mais antigas existentes no país. 

REFERÊNCIAS
BAIÃO, Francisco, A Primeira República no concelho de Viana do Alentejo: imagens e memórias, Viana do Alentejo, Câmara Municipal de Viana do Alentejo, 2010. 
LEAL, Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias, Lisboa, Livr. Ed. de Mattos Moreira & Companhia, 1882, Vol. 10.
SOUSA, João Manuel Santana de, História da Primeira Adega Social Portuguesa, Viana do Alentejo, Câmara Municipal, 1993.

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017