Início património ermida de são sebastião (actual morgue na zona do altinho)

Abrir Lista
Aguiar   Alcáçovas   Viana do Alentejo Geral

DATA
Séculos XVII-XX

FOTOGRAFIA
Ermida de São Sebastião
Joaquim Filipe Bacalas - 2017

TEXTO
Fátima Farrica - 2015

Ermida de São Sebastião (actual morgue na zona do Altinho)



Edificada em zona rural da vila, na saída de Viana para Alcáçovas, em data imprecisa que se supõe na primeira metade do século XVII, desconhece-se o seu fundador bem como os motivos da sua construção. Túlio Espanca declara que foi fundada por iniciativa ou com o contributo municipal e que sofreu restauro no final do século XVII pago pela câmara, mas não indica onde se apoia para fazer estas afirmações. 
Em 1894, segundo o mesmo autor, foi cedida pela câmara para nela funcionar o curso de desenho nocturno da Escola Industrial Médico Sousa frequentado por 47 pessoas. Por essa altura terá perdido a sacristia e outras dependências anexas e, depois de 1910, o campanário e a cruz que a encimava.  
Já na segunda metade do século XX, o crescimento da vila, com a construção do novo bairro do Altinho, fez com que ficasse englobada em zona urbana. Tem planta rectangular, com capela-mor antecedida de arco redondo adornado com losangos em relevo. Aquela tem planta quadrada e é coberta por cúpula de meia-laranja de onde rompe uma lanterneta cilíndrica. O retábulo é de alvenaria e possui um nicho onde outrora se expunha o Santo padroeiro. 
Desafecta do culto esteve muitos anos ao abandono, tendo servido de armazém, até ser restaurada para servir de morgue, utilização que tem na actualidade, além de serviço religioso uma vez por mês. 
 

REFERÊNCIAS
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal: Distrito de Évora: Concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, 1978,Tomo IX, Vol. 1.
SOUSA, João Manuel Santana de, História da Primeira Adega Social Portuguesa, Viana do Alentejo, Câmara Municipal, 1993.

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017