Início personalidades jorge cardim fróis (dr.)

TEXTO
Fátima Farrica - 2021

Jorge Cardim Fróis (Dr.)


Jorge Cardim Fróis era filho de Gaspar Clemente e de sua mulher Inês Cardim, de origem nobre.

Nasceu em Viana e tinha propriedades nesta vila e na vila do Torrão. Talvez por isso, no centro antigo daquela povoação existe uma Rua dos Cardins. 
Era irmão do Pe, Fernão Cardim, do Pe. Lourenço Cardim e do Pe. Diogo Fróis, religiosos da Companhia de Jesus; e do Dr. Manuel Cardim, cirurgião-mor do reino.

Jorge Cardim Fróis estudou Direito Civil e exerceu diversos cargos da magistratura nas instâncias régias. 

Há registo de um Jorge Cardim, natural de “Viana”, a frequentar a Universidade de Coimbra entre 1556 e 1561, que talvez possa ser o mesmo indivíduo. 

Casou com Catarina de Andrade, natural de Campo Maior. 

Era provedor da comarca de Moncorvo em 1585; por volta de 1588 ou 1589 passou para provedor da comarca de Évora e, por volta de 1593, para desembargador da Relação do Porto. Foi também corregedor da comarca de Santarém e desembargador da Casa da Suplicação, em datas que ainda desconhecemos.

Tem sepultura na capela de Nossa Senhora da Conceição da igreja do mosteiro do Bom Jesus, ornada em 1643, mas poderá ter falecido alguns anos antes. Na inscrição aí colocada se registou que ele e sua mulher tiveram 10 filhos, 9 deles religiosos. Um era da Ordem de Cristo, 3 da Companhia de Jesus, 3 religiosas em Santa Clara e 2 religiosas no mosteiro de Viana. O Pe. Frei Plácido Cardim era da ordem de Cristo. Os padres João Cardim, Diogo Cardim e António Francisco Cardim professaram na Companhia de Jesus. Soror Isabel de São Francisco e Soror Francisca da Trindade professaram no mosteiro do Bom Jesus de Viana, a última, instantes antes de falecer. D. Inês de Andrade, D. Serafina de Andrade e D. Leonor Froes, foram religiosas do convento de Santa Clara de Portalegre. 

Jorge Cardim Fróis foi ainda progenitor de D. Maria Cardim de Andrade que casou em Coimbra com Diogo Marmeleiro de Noronha, natural daquela cidade, Fidalgo da Casa Real.

REFERÊNCIAS:

ABREU, Sebastião de, Vida, e virtudes do admiravel Padre Joam Cardim da Companhia de Jesu Portuguez natural de Vianna de Alentejo, Évora, na Oficina desta Universidade, 1659. 
MAGALHÃES, Pablo Antonio Iglesias; PARAÍSO, Maria Hilda Baqueiro, “Cartas do Padre Fernão Cardim (1608-1618)”, Clio: Revista de Pesquisa Histórica, Vol. 27, nº 2, 2009, pp. 206-246.
OLIVEIRA, Frei Francisco de, Memorias da Villa de Vianna do Alentejo junto a Evora, e noticia dos Condes, e Donatarios, que a possuirão, e da fundação dos Conventos que tem; com algumas clarezas mui curiosas, Manuscritos 104-104a.
https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=357161

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017