Início personalidades antónio francisco cardim (pe.)

Abrir Lista
Aguiar   Alcáçovas   Viana do Alentejo Geral

DATA
1596-1659

TEXTO
Fátima Farrica - 2021

António Francisco Cardim (Pe.)


António Cardim era filho do Dr. Jorge Cardim Fróis – corregedor, provedor e desembargador em diferentes instâncias da administração régia – e de D. Catarina de Andrade. Nasceu em Viana do Alentejo em 1596 e entrou na Companhia de Jesus em 1611, pouco depois do seu décimo quinto aniversário, tendo sido noviço no Colégio Jesuítico de Évora, hoje Universidade de Évora.

Teve um irmão na ordem de Cristo, o Pe. Frei Plácido Cardim, e dois irmãos que também professaram na Companhia de Jesus: João Cardim e Diogo Cardim, que foi missionário na Índia. E mais cinco irmãs freiras professas: Soror Isabel de São Francisco que professou no mosteiro do Bom Jesus de Viana do Alentejo e Soror Francisca da Trindade que também professou no mesmo mosteiro instantes antes de falecer; D. Inês de Andrade, D. Serafina de Andrade e D. Leonor Froes, que foram religiosas do convento de Santa Clara de Portalegre; e ainda D. Maria Cardim de Andrade que casou, em Coimbra, com Diogo Marmeleiro de Noronha, natural daquela cidade, Fidalgo da Casa Real.

Por devoção a S. Francisco Xavier acrescentou a si próprio o nome de Francisco.

António Cardim partiu para a Ásia em 1618. Passou os seus primeiros anos em Goa, onde completou os estudos em Filosofia e Teologia. Na década de 1620, foi enviado para o Colégio Jesuíta de Macau, sede dos jesuítas na província do Japão (que incluía territórios além do arquipélago japonês).

Foi encarregado da atividade missionária nos reinos de Sião e Tonkin entre o final da década de 1620 e o início da década de 1630. Ao regressar a Macau, além de ter sido mestre dos noviços e procurador in loco da província, exerceu funções de governo da Companhia, como reitor do Colégio de São Paulo (1632-1636). Também serviu como comissário da Inquisição. Nomeado Procurador Jesuíta para a província do Japão em 1638, viajou depois desde Macau, na fronteira do império asiático português, para Lisboa e Roma entre 1644 e 1646. Na Europa realizou atividades editoriais discretas, mas significativas, em tom claramente propagandístico, disseminando cópias impressas de vários de seus próprios escritos sobre os mártires do Japão. Como procurador da província do Japão, Cardim participou da Congregação Geral da Ordem em 1645. Nos quase dez anos que passou na Europa, entre Lisboa e Roma, empreendeu diversos projetos editoriais, sendo responsável pela circulação de brochuras impressas e outros textos, em latim, italiano e português, sobre a missão no Japão e seus mártires. Cardim contribuiu para um gênero de literatura sobre o mundo japonês, percebido como exótico e região fascinante, que despertou o interesse dos leitores europeus desde o século XVI.

António Cardim escreveu os “Fasciciilus á japonicis Floribus, etc.”, Roma, 1646, que apareceram em português com o título “Elogios e Ramalhetes de flores, horrifados com o sangue dos Religiosos da Companhia de Jesus, etc”, Lisboa, 1650. Escreveu também uma “Relação da província do Japão”, de que se conhece apenas a tradução francesa, impressa em Paris em 1646. Escreveu ainda as “Batalhas da Companhia de Jesus na sua gloriosa província do Japão”, que se conservaram inéditas até 1894, quando foram dadas a lume pela Sociedade de Geographia de Lisboa.

Na edição portuguesa dos "Elogios e Ramalhetes de flores...", impressa em 1650, António Cardim deu notícias das relíquias do padre jesuíta japonês, Diogo Kisai, nas páginas dedicadas à sua vida e martírio. Aí alegou que as mesmas foram mantidas em Macau, mas que parte de um dos seus braços estava guardada na igreja do Convento de Jesus, em Viana do Alentejo, na capela de Nossa Senhora da Conceição, onde os seu pais tinham sido enterrados. Kisai foi um dos três sacerdotes crucificados em Nagasaki em 1597, junto com seis franciscanos e dezasseis outros cristãos japoneses. Federico Palomo interpretou que tudo isto sugere que a preciosa relíquia chegou ao Convento de Viana do Alentejo pelos esforços do próprio Cardim, e que fazia parte da bagagem que ele trouxe de Macau no início da viagem para a Europa. Ao depositá-la na capela onde seus pais foram sepultados, ele teve como objetivo honrar a memória da sua família. Mas, acima de tudo, ele queria marcar a sua memória, ligando o local de descanso da família a algo que se tornou cada vez mais simbólico e espiritualmente valioso ao longo do século XVII na Península Ibérica, o culto das relíquias. Além da importância para a sua família, a decisão de Cardim ajudou a conectar de uma forma tangível uma pequena vila rural no Alentejo, como era Viana, com o Japão. De certa forma, a relíquia que Cardim trouxe com ele para a Europa simbolizava os seus esforços como procurador da sua província. Os vestígios de um mártir de um mundo a milhares de quilômetros de distância já podiam ser venerados no remoto sul de Portugal.
 
A António Cardim escreveu o seu irmão, o Pe. João Cardim, cartas espirituais. 

António Francisco Cardim faleceu em 1659. 

REFERÊNCIAS:

ABREU, Sebastião de, Vida, e virtudes do admiravel Padre Joam Cardim da Companhia de Jesu Portuguez natural de Vianna de Alentejo, Évora, na Oficina desta Universidade, 1659.
CARDIM, Fernão, Tratados da Terra e Gente do Brasil, transcrição, introdução e notas Ana Maria de Azevedo, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1997.
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Évora. Concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, Lisboa, Academia Nacional de Belas Artes, Tomo IX, Vol. 1, 1978.
FRANCO, António, Imagem da virtude em o Noviciado da Companhia de Jesus do Real Collegio do Espirito Santo de Euora do Reyno de Portugal, Lisboa, Oficina Real Deslandesiana, 1714.
PALOMO, Federico, “António Francisco Cardim, la misión del Japón y la representación del martirio en el mundo portugués altomoderno”, Historica Vol. XXXIX, n.º 1, 2015, pp. 7-40.
PALOMO, Federico, “Procurators, religious orders and cultural circulation in the Early Modern Portuguese Empire: printed works, images (and relics) from Japan in António Cardim’s journey to Rome (1644-1646)”, e-JPH [online], 2016, Vol.14, n.2, pp.1-32.
ROSA, Teresa Maria Rodrigues da Fonseca, História da Universidade Teológica de Évora (Séculos XVI a XVIII), Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013.

https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/8258/4/Universidade%20Teol%c3%b3gica%20de%20%c3%89vora_232%20pag.pdf

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017