Início património ermida de são barnabé

TEXTO 

Fátima Farrica - 2021
 

Ermida de São Barnabé


Esta ermida, situada na herdade dos Casões, está hoje em ruínas. Segundo Túlio Espanca, datava do princípio do século XVI e, em devoção ao seu orago, existiu uma irmandade de camponeses que, uma vez por ano, faziam uma festa em honra do São Barnabé, com procissão que partia da ermida para a matriz da vila.

O edifício teve presbitério de planta quadrangular e nave de um único tramo. Quando Espanca a visitou, na década de setenta do século XX, embora já muito arruinada, ainda teria o corpo de pé, pois o autor descreve que a abóbada era ainda da tradição gótica, com nervagem de arestas, sem chaves, que arrancavam de mísulas de pedra. Cita também a existência de uma fresta de iluminação e a subsistência do arco mestre redondo, parcialmente obstruído. A imagem de São Barnabé, esculpida em madeira estofada, que esteve nessa ermida, encontra-se hoje na igreja das Chagas.

REFERÊNCIAS:
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Évora. Concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, Lisboa, Academia Nacional de Belas Artes, Tomo IX, Vol. 1, 1978.

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017