Início personalidades andré gonçalves (pe.)

Abrir Lista
Aguiar   Alcáçovas   Viana do Alentejo Geral

TEXTO 
Fátima Farrica - 2021

André Gonçalves (Pe.)


Nasceu em Viana do Alentejo e era filho de Custódio Gonçalves e de Bertolesa Cansada.

Foi membro da Companhia de Jesus e esteve entre os martirizados de 1570 na viagem para o Brasil. No dia 15 de julho daquele ano, o recém-eleito provincial do Brasil da Companhia de Jesus, o Pe. Inácio de Azevedo, trinta e sete companheiros e um candidato à Companhia foram martirizados às mãos de um grupo de huguenotes holandeses, sob o comando de Jacques Soria, no mar em frente à Ilha de La Palma, Canárias.

No dia seguinte foi martirizado o irmão Simão Costa. Estes quarenta mártires (trinta e dois portugueses e oito castelhanos) são normalmente designados como os Mártires do Brasil, porque foram mortos quando se dirigiam à missão jesuítica do Brasil. O culto destes mártires difundiu-se desde logo, em diversos países, e ganhou elevada expressão. Quinze desses mártires eram noviços em Évora e um deles era André Gonçalves, natural de Viana.

André Gonçalves está representado numa estatueta de calcário regional, feita em Vila Viçosa, na década de sessenta do século XX, que está num nicho exterior, do lado Sul, do Santuário de Nossa Senhora de Aires. Esta imagem faz parte de conjunto de quatro em que as outras três são: o beato Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira), São João de Deus e Santo António. 

 
REFERÊNCIAS:
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Évora. Concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, Lisboa, Academia Nacional de Belas Artes, Tomo IX, Vol. 1, 1978.
OSSWALD, Maria Cristina, “Aspectos de devoção e iconografia dos Quarenta Mártires do Brasil entre os sécs. XVI e XIX”, Via Spiritus, nº 15, 2008, pp.249-268.
RIBADENEYRA, P. Pedro de, Vida del. P. Francisco de Borja, que fue duque de Gandia, Y despues religioso y. III. General de la Compañia de Iesus, Madrid, em casa de P. Madrigal, 1592. 

     MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO

Coordenação Científica: Fátima Farrica     ::     Todos os direitos reservados: Conhecer a História@2017