Situada por cima da sacristia da igreja de Nossa Senhora da Anunciação (Matriz) – por sua vez localizada no interior do castelo – a ela se acede por lance de escadas exteriores àquela igreja.
Em estilo Manuelino, o espaço terá sido construído no século XVI, embora, originalmente, possa ter tido outra função antes de ser convertido em capela. Possuiu uma confraria da mesma invocação, pelo que o espaço pode ter começado por ser a sede da mesma, já servindo para o culto de Santo António em 1758. Possui campanário próprio com pequeno sino de bronze.
Tem cobertura de nervagem de aresta viva e fechos circulares de granito. Foi mandada pintar em estilo neoclássico por João António Silveiro e Silva em 1828, de acordo com inscrição existente no próprio espaço.
O altar é revestido a estuques marmoreados e nele se venera Santo António.
REFERÊNCIAS
ARQUIVO NACIONAL/TORRE DO TOMBO, Memórias Paroquiais, Vol. 39, nº 150, pp. 891-910. Disponível on-line em portugal1758.di.uevora.pt.
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal: Distrito de Évora: Concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, 1978,Tomo IX, Vol. 1.