Construção de dimensões mínimas, em forma cilíndrica, encontra-se próxima da ermida de São Sebastião e na berma da estrada que vai de Viana para Alcáçovas. Trata-se de um pequeno oratório caiado e revestido, na parede exterior, de pedras salientes, o que deverá evocar o caminho pedregoso do Calvário percorrido por Cristo. Não se conhece a data nem os motivos da sua construção, mas deverá ser posterior a 1758, uma vez que não é referido nas Memórias Paroquiais da vila redigidas nesse ano, e poderá resultar de uma promessa particular.
A ele se chega por lance de 6 degraus que dão acesso a pequeno e simples portal. No interior capitel de mármore branco, de estilo mudéjar, reaproveitado de alguma construção da época manuelina serve para apoio de um crucifixo.
REFERÊNCIAS
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal: Distrito de Évora: Concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, 1978,Tomo IX, Vol. 1.